Chave na mão, ou turn key o que é?

Chave na mão, ou turn key, é uma modalidade de aquisição, pública (licitação) ou privada, na qual o provedor do bem fica obrigado a entregá-lo em condições de uso imediato. As especificações, o preço e o prazo de entrega são definidos no processo de contratação

O termo  Turn Key originalmente era utilizado no setor imobiliário, para descrever uma casa pronta para morar, completa em estrutura decoração e mobiliário.

Da mesma forma, este termo pode ser usado por um fornecedor de empresa para empresa, oferecendo pacotes completos de soluções e serviços.

Também se aplica a empresas que oferecem soluções para um projeto em todas as etapas – Consultoria, projeto, infraestrutura, implantação, treinamento, operação, manutenção e reformas utilizando uma única empresa, e dando fim as reclamações e confusões causadas por diversos prestadores em uma só obra.

Uma modalidade de contratação que vêm crescentemente sendo utilizada no mercado é a contratação tipo Turnkey. Os projetos tipo Turnkey englobam todas as partes de um projeto, desde o escopo básico até a execução de obras civis, montagem de equipamentos e instalação de redes hidráulicas e elétricas. Quando há uma grande obra para execução em modalidade Turnkey, geralmente forma-se um consórcio de empresas de especialidades diferentes para assumir a obra.

A contratação de uma empresa para execução de um projeto no regime TURN KEY é extremamente vantajosa para a redução de custos e prazos do projeto, ou seja, é um ponto positivo para o cliente. Porém é necessário ressaltar que a empresa contratada precisa possuir profissionais especializados e com experiência em execução de projetos TURN KEY que garanta a entrega final com segurança e idoneidade.

Vantagens do Turn Key:

  • Gerenciamento de apenas uma empresa;
  • A empresa contratada fica responsável pela gestão de: Todos os fornecedores do projeto, resolução de problemas durante o projeto e cronograma físico/financeiro do projeto.
  • Equipe especializa e com experiência para a execução do projeto;
  • Repasse de multas contratuais por decorrências de atrasos na entrega do projeto;
  • Simplificação quando da necessidade de alteração de escopo;
  • Redução de custo com o projeto;
  • Redução de custo com o gerenciamento do projeto.